sábado, 5 de abril de 2008

Artigo para o jornal - Sábado 05-04-2008


Tão cães quanto nós

As lutas de cães envolvem animais treinados para esse fim e que lutam entre si até à morte, ou até que um deles não esteja em condições de continuar.

O treino para as lutas passa por estratégias, tais como, não os alimentar para aumentar a agressividade, serem espancados para lhes aumentar a resistência, forçarem-nos a praticar exercício exaustivo e usam como isco gatos, cachorros e coelhos, geralmente roubados e que depois de pendurados, são torturados até à morte.

Os espectadores costumam espicaçar ou bater nos cães para os obrigar a continuar a luta que frequentemente só termina quando algum dos dois morre.

Os cães que sobrevivem ao “combate” normalmente morrem devido às lesões. Orelhas arrancadas, lábios rasgados, genitais pendurados e a face com tantos buracos que mal conseguem respirar, são algumas das consequências deste “jogo” de cobardes que utilizam os animais para demonstrar virilidade. Que absurdo!!!!

E ainda se continua a achar que os cães são potencialmente perigosos? Não. Perigosos são esses seres de duas pernas que se auto denominam de humanos que usam os animais como arma e que os treinam para atacar.

As raças de cães envolvidas nestas actividades criminosas são criadas para agir desta forma violenta. A solução para este problema não é banir as raças em questão, mas sim banir a ganância, a sede de sangue e a necessidade de afirmação que parece minar o comportamento humano.

13 comentários:

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo.

Adoro-vos Cães disse...

Está muito bem escrito Spike e retrata uma realidade que infelizmente se verifica no nosso país!
É horrivel, coitadinhos não têm culpa nenhuma! =(

Bjs* continua com este optimo trabalho

p.s- na segunda a seguir ao jornal da noite na tvi vai dar uma reportagem sobre cães perigosos tenta ver, eu vou ver!

Anónimo disse...

Parabéns Spike. É isso mesmo!

Anónimo disse...

Estou absolutamente de acordo com tudo o que dizes.
Sinto uma grande revolta e dor, ao pensar tanto nos desgraçados que servem de isco como nos que são obrigados a lutar até à morte. Animais perigosos?! Sim, mas os de 2 patas.
Vejam o trabalho desenvolvido por esta associação: ADAPECIL - Associação de Amor para a Educação de Crianças Inadaptadas da Lourinhã. Utiliza cães "perigosos" para cinoterapia com pessoas com deficiência. Vê-se como são perigosos!!!! O trabalho desenvolvido é muito bom.
Dona do Penta

Anónimo disse...

e incrivel...quem devia de ser abatido sao as bestas de duas patas!!! Este pais esta cada vez pior,os pobres dos bichinhos nao nascem ensinados a fzr mal, e-lhes instigado esse sentimento e dever por grandes bestas...as autoridades deviam de deixar os bichos em paz e castigar os donos!!Utilizem esses fundos para cuidar a GRANDE quantidade de animais abandonados p'lo nosso pais fora.... M. joao

Sandra Manso disse...

Que horror, pobre animal!
Essa realidade é demasiado estúpida e cruel e, sinceramente, tenho muita pena que esses cobardolas não sejam apanhados com mais frequência. Como é possível? Será que não se pode parar tal anormalidade? É chocante ver como nós conseguimos transformar uma amizade num jogo de vida ou morte. É triste. Spike, se continuarmos a divulgar estes casos, talvez possamos travar estes ...anormais!

Van Dog disse...

Boa! A divulgação é, sem dúvida, fundamental. E deve ter sido bem difícil escrever sobre o tema, porque realmente até ficamos sem palavras...

Que bom que era se a legislação existisse - e fosse aplicada - para que qualquer crueldade fosse fortemente penalizada... Estamos a evoluir. Mas tããão devagar... Até parece que estamos parados...

SCOTTY disse...

Amigo concordo com o que a tua dona escreveu. Acabei a pouco de ouvir a reportagem da TVI e digo-te gostei de ouvir o veterinário "...não pactuo com leis racistas; esta lei da castração é racista!! Como se classifica a raça de quem diz "Se nâo gostas de uma cria começas a treina-la para levares para as lutas... ganhas cerca de €200...."

Em fim....sem comentários

Anónimo disse...

Tenho medo destes cães, um cão meu foi atacado por um sobreviveu por milagre mas acho horrivel estas lutas dá-me pena este animal ficar destroçado por um prazer humano!!!
Ontem na TVI deu uma reportagem sobre os cães perigosos, cheguei a conclusão que quem é perigoso não são os cães mas sim os donos,são individuos descerebrados!!

Carla

Adoro-vos Cães disse...

Amigo não sei se já sabes da novidade...aqui o teu amigo woody ganhou um premio num concurso de fotografias. vai ao meu blog =D

Bjs*

continua assim amigão!

Thor and Jack disse...

Concordo, Spike!

Thor

Inca disse...

tens um miminho no meu blog.

Unidade Canina de Busca e Salvamento disse...

Pobre animal......
malditos humanos que cometem tais atrocidades!
Malditos sejam!!!!Odeio-vos!!
Concordo contigo Spike, raças perigosas são estas bestas de duas pernas que levam estes pobres animais a este ponto!!!