quarta-feira, 25 de junho de 2008

Artigo de Sábado - 14-06-2008


Tão cães quanto nós

Cães de busca e salvamento

Certamente já terão ouvido falar nos cães de busca e salvamento. Mais uma maravilha que os animais fazem pelo seu melhor amigo: O Homem.

Pela sua mobilidade e faro, o cão treinado para a busca e salvamento de vítimas complementa o trabalho dos aparelhos de detecção electrónicos, conseguindo até superá-los. Os aparelhos apenas captam e amplificam os gemidos ou o bater do coração de vítimas conscientes, enquanto que o cão, graças ao seu olfacto privilegiado, pode localizar pessoas mortas ou vivas em ambientes de fumo, ruído e mesmo na mais completa escuridão.

Qualquer cão, desde que devidamente ensinado, pode ser utilizado para este fim, mas as raças mais utilizadas até ao momento são os Pastores Alemães, Golden Retriever, Labradores, Pastores Belgas, e Rotweiller. Os treinos simulam as diversas realidades que os animais poderão enfrentar, como por exemplo, casas incendiadas, vigas instáveis, obstáculos cortantes, desabamentos de lama, grandes movimentações de pessoas, gritos, alarmes, sirenes, fumo, gases, exercícios nocturnos, descidas em rappel, entre muitas outras situações, para que desta forma desempenhem as suas funções em segurança e com êxito.

É de louvar tudo o que os cães fazem por nós e de lamentar a forma como lhes agradecemos. Eles arriscam a sua própria vida para salvarem pessoas que até lhes são desconhecidas e nós viramos-lhes as costas recusando-nos a ajudá-los sempre que precisam. Diariamente o Homem comete crimes contra os animais e ao invés os animais fazem tudo para salvar o Homem. Contraste chocante!

"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso o respeito e a nossa protecção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles."

4 comentários:

Adoro-vOS Cães disse...

Olá!
É engraçado como publicamos sobre o mesmo tema ao mesmo tempo !
Mas é realmente um tema muito importante. O artigo está muito bem escrito, gostei imenso =D

Gostei especialmente da ultima frase<3

bjs*

Van Dog disse...

:)

AkElA_q_AdOrA_aNiMaIs disse...

=D
gOstO

unidadecaninabuscasalvamento disse...

O texto diz tudo!