sábado, 4 de abril de 2009

Artigo de Sábado 04-04-2009

Tão cães quanto nós

Muito obrigada Bombeiros, Protecção Civil e Câmara do Montijo

No passado fim de semana, recebi um pedido de ajuda de uma Sr.ª da zona de Sintra que tinha encontrado um cãozinho numa rotunda do Montijo. Tentou apanhar o animal, mas como este estava bastante assustado, começou a andar para traz, fugindo da Sr.ª, acabando por caminhar por um canal cimentado que desembocava num buraco onde se encontrava um túnel de escoamento de água. Esse buraco tinha sensivelmente 1,50 metros de altura, mas mesmo assim o marido da Sr.ª não hesitou em saltar lá para dentro na tentativa de o retirar. O pânico do pobre animal fê-lo fugir para o referido túnel tornando impossível o seu resgate.
Contactaram-me então para que os ajudasse a capturá-lo. Como o meu único “instrumento” de ajuda era apenas a minha vontade de salvar aquele animal, decidi telefonar para os Bombeiros do Montijo para que me ajudassem com meios físicos para o efeito. Devo salientar que era Domingo e o que mais esperava era que me dissessem que só 2ª feira me pudessem tentar ajudar. Mas não, os bombeiros puseram-me em contacto com a Protecção Civil que de imediato se prontificou a colaborar. Sensivelmente meia hora depois, encontravam-se no local a Protecção Civil e a Câmara do Montijo representada pela Eng. Margarida e por um não menos amável colega. Seguiram-se duas horas de tentativas sem sucesso de retirar o animal do túnel. Tivemos que pensar numa solução viável para capturar o cão. A solução foi colocar uma caixa/armadilha com comida no buraco, até que ele rendido pela fome, entrasse na armadilha. E assim foi, na 2ª feira de manhã a Eng. Margarida confirmou que o animal tinha sido retirado do local e se encontrava em segurança no canil.
Neste momento aquele cão que afinal é uma cadela, já se encontra na sua nova casa. Foi adoptada pelo casal de Sintra que a encontrou e nos pediu ajuda.
Quero apresentar os meus mais sinceros agradecimentos aos Bombeiros, Protecção Civil e Câmara do Montijo pela preciosa disponibilidade e ajuda, sem eles este resgate não tinha sido possível. Muito obrigada. Agradeço também aos adoptantes da cadela por lhe proporcionarem uma segunda oportunidade de ser feliz.

7 comentários:

Adoro-vOS Cães disse...

Ainda bem que esta história teve um final feliz =)

Penta disse...

Afinal o mundo ainda tem gente boa. Ainda bem! Que continuem. Muito obrigado a quem ajudou, ao casal que a descobriu, apelou por ela e a adoptou e a ti que nos comunicas esta bela mensagem.
Lambidelas

Sofia disse...

Felizmente também existem histórias com finais felizes :) Deviam era ser mais...

Parabéns pela iniciativa!

Van Dog disse...

Boa!! Até parece que estava a ver um episódio do Animal Hospital... Confesso que não sabia que esse apoio era possível. Parabéns. Não há como dar tudo por tudo. E tentar. Que bom!

Thor disse...

Fico contente que tudo terminou bem. Obrigado a todos que ajudaram o cãozinho =)

XOXO
Thor

Sónia disse...

Maravilhoso!!!!!

Constança Lucas disse...

a solidariedade é o nosso maior bem comum !!!!!!!!!!!!