sábado, 17 de maio de 2008

Artigo de Sábado dia 10-05-2008

Tão cães quanto nós

Terapia assistida com animais

Este tipo de terapia encontra-se em franca expansão um pouco por todo o mundo e tem desempenhado um papel muito importante na recuperação física e/ou psicológica em pessoas das mais diversas idades. Os seus principais focos de incidência são:

  1. Idosos em lares;
  2. Pessoas fragilizadas fisicamente ou hospitalizadas;
  3. Crianças e adultos com problemas de aprendizagem ou com deficiência mental;
  4. Crianças e adultos fragilizados psicologicamente;
  5. Crianças provenientes de famílias em risco e adultos com problemas sociais e de adaptação.

Cada vez mais se recorre a esta terapia dada a sua taxa de sucesso e por proporcionar o desenvolvimento do estímulo, carinho, aumento de sociabilidade, autoconfiança, produzindo, desta forma, efeitos muito benéficos.

Em Portugal a sua aplicação começa a ser uma aposta forte, aplicada por exemplo em crianças com autismo ou Síndrome de Down, e no acompanhamento de idosos e adultos jovens com problemas diversos, quer funcionais, quer psicológicos, ou que, simplesmente, se sintam sozinhos. Uma outra vertente é a sua utilização nos programas de reabilitação de reclusos.

É de louvar tudo o que os animais fazem por nós e de lamentar a forma como o Homem, desumanamente lhe agradece, cometendo atentados contra a sua integridade, desrespeitando-os e ignorando os seus direitos.

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom Homem".

Sem comentários: