sábado, 24 de maio de 2008

Artigo deste Sábado: 24-05-2008

Tão cães quanto nós

UMA LIÇÃO DE VIDA

No passado dia 29 de Março, o artigo foi sobre uma cadela, a Matilde, que foi abandonada e precisava de um novo lar para, que pelo menos, vivesse o resto da sua vida, visto já não ser uma cadela nova, condignamente. Embora se tivesse arranjado um sítio temporário (um canil privado, que apesar de não primar pelas excelentes condições era melhor do que a rua) onde ela ficou, descobriu-se a razão (se é que se pode chamar de razão) que provavelmente deu origem ao cruel abandono: A Matilde estava de Esperanças. Levámo-la imediatamente ao Veterinário, que após observação confirmou o diagnóstico. A Matilde é uma cadela com cerca de 10 anos, pelo que uma interrupção da gravidez, bem como uma esterilização (que foi equacionada por nós antes da descoberta) estavam fora de questão devido à sua idade e consequentes problemas que daí advêm, como coração mais fraco (Arritmia, etc.). Restava-nos esperar e rezar para que tudo corresse bem. Infelizmente uns dias depois fomos dar com Ela imóvel no seu cantinho, onde mal abria os olhinhos e a sua respiração forçada deixou-nos de rastos e a adivinhar (embora não quiséssemos aceitar) o pior. Imediatamente, deixando tudo para trás levámo-la de urgência ao Veterinário, onde lhe foi diagnosticada uma Peritonite (Inflamação do peritónio, a membrana que reveste a parede do abdomen e protege os órgãos). Para quem não sabe uma Peritonite é muito grave, tendo como desfecho a morte, mesmo em humanos. Apesar de todo contra, Peritonite, idade, problemas cardíacos, resolveu-se operar a Matilde de urgência mesmo com quase nenhumas esperanças de sobrevivência. Assim que a abriram encontraram o útero rebentado, o feto já metade putrificado e todos os órgão envolventes excessivamente afectados. O diagnóstico não podia ser pior. Contudo a grandeza da Matilde começou a vir ao de cima, a operação, ainda que complicada, correu aparentemente bem, tendo a Matilde passado por ela sem que, o seu coraçãozinho fraco, tenha sequer comprometido a mesma, em qualquer altura. Nem sequer a anestesia a abalou. A sua vontade de viver era superior ao pior dos diagnósticos. Após a cirurgia as reservas dos Veterinários eram imensas, nunca tinham visto uma cadela sobreviver sob estas condições, e qualquer complicação era uma sentença para a Ela. Cada dia agora era uma etapa, que foi sendo vencida apenas pela Matilde, pois os médicos nesta fase, já não podiam fazer mais nada e tudo dependia apenas Dela. Uma semana depois a Matilde com a sua perseverança, a sua convicção em não desistir e a sua vontade de viver, teve alta e vive neste momento com uma familiar nosso. Ainda está em recuperação mas o maior perigo já passou.


Para ti MATILDE : Um muito obrigado por esta lição de vida, por não teres desistido de nós como desistiram de ti quando te abandonaram e por nos ensinares que não há impossíveis.

11 comentários:

Anónimo disse...

Uma vez mais me comoveste com o teu artigo. Andava ansiosa por saber o desfecho da história da Matilde! Grande Matilde! Grande lição de vida, esperança, força e perseverança. Parabéns Patrícia, sabes valorizar as histórias com valor.
Maria do Carmo (dona do Penta)

Inca disse...

Parabéns para a matilde.obrigada por partilhares.

Sandra Manso disse...

Fiquei com a lágrima no olho a ler a história.
Tanta vontade, tanta alegria de viver, tanta força dão-nos uma lição enorme!
Matilde, muitas festinhas para ti. Esperamos as tuas melhoras rápidas!
(Sandra e Emmy)

Adoro-vos Cães disse...

É muito especial esta menina, depois da história que teve não desistiu e isso é notável, depois do sofrimento que já tinha passado !
Desejo uma boa recuperação à Matilde e um bem haja a todos aqueles que lutaram por ele !

É um artigo lindo ! * *

Bjs

Eunice Rosado disse...

Yupi!!!! Tantos dia tristes que vivemos, tantas desilusões e amarguras, tudo vale a pena para vivermos um dia assim, observarmos um exemplo assim... Parabéns pela vossa dedicação! Continuamos a torcer cá em casa!!

A matilha Batalha!

Kunta disse...

Uma história comovente mas infelizmente cada vez mais comum. Felizmente que ainda há humanos assim.

Obrigado!

Mil lambidelas

SCOTTY disse...

FORÇA MATILDE É POR TI E PELAS TUAS VITORIAS E DÁ GOSTO LUTAR....OBRIGADA

Rocky disse...

Uma história com um final feliz!

Unidade Canina de Busca e Salvamento disse...

Bravo Matilde!!!!!
Grande menina....
Grande Guerreira!!!

Anónimo disse...

Parabens Matilde!
Merexes ser Felix !!
Tive mxm kuase para xurar...
Tanta Vontade de Viver...
Grande munina!!
Tu merexes ser Felixx !
bjs e mnts festinhass

Anónimo disse...

Sem dúvida, a Matilde deu-nos uma grande lição de vida e de esperança, tudo o k passou e continuou sempre para a frente!
Mas eu bem vi, miga, como ela estava deitadinha e quase por mágica se levantava assim k te via! Sem dúvida k ela lutou pq sabia k podia contar com a tua amizade e pq queria estar perto de ti! A sua esperança era tb pq encontrara alguém k lhe deu forças para viver: tu! minha linda e tudo o k fizeste por ela.
Ficámos todos cá em casa mtº felizes com a recuperação e final feliz da Matilde. O Rantas, se pudesse, queria-a logo pra namorada, eh,eh.Beijokas e lambidelas.

Rantas, S&N.