sábado, 3 de maio de 2008

Artigo deste Sábado: 03-05-2008

Tão cães quanto nós

As férias estão aí à porta e com elas vem de novo o drama – O ABANDONO DE ANIMAIS.
Na realidade, este acto tão cruel e desumano acontece durante todo o ano, mas quando se aproxima o período das férias o número acresce substancialmente. Porquê? Não consigo entender na medida em que hoje em dia e com a evolução dos tempos existem alternativas para quem tem um animal de estimação, ou seja, há alguns locais onde eles são aceites e bem vindos, mas caso o destino escolhido para as férias ainda não contemple essa permissão ou caso os donos não pretendam leva-los, temos os hotéis para cães onde pagam uma diária podendo ficar durante o tempo que for necessário. Faço então as minhas perguntas: Por que razão as pessoas teimam em continuar a praticar tamanha barbaridade abandonando os animais, fazendo deles um bem descartável e esquecendo-se que eles têm sentimentos como nós? Já que as férias são, para alguns cidadãos desculpa mais do que suficiente para serem tão cobardes e abandonarem os pobres animais, qual será agora a justificação para o fazerem?
Para estas duas questões encontro apenas uma resposta: Fazem-no única e simplesmente porque são mal formadas, egoístas e não passam de cancros da sociedade.
É fundamental mudar as mentalidades e penalizar criminalmente e pecuniariamente, através da aplicação de coimas de valor bastante elevado todo e qualquer cidadão que se prove ter abandonado um animal. Mas para que isso seja possível muitas situações têm que ser contempladas, nomeadamente definir os diversos estatutos jurídicos inerentes (estatuto de animal de estimação (com dono); animal errante; entre outros), bem como os estatutos associados (compra; adopção; abandono …).
Sinto que vivemos numa sociedade adormecida, onde a realidade está aos olhos de quem a quer ver, mas, infelizmente, quem tem poderes de decisão nada faz.
Acordem Exmºs. Srs. Políticos. Já é tempo de tentarmos fazer da nossa sociedade um local mais justo e feliz.

10 comentários:

Van Dog disse...

100% de acordo!

Adoro-vos Cães disse...

Férias = abandono ?! Não mesmo!!

Concordo contigo Spike!

Bjs*

Kunta disse...

Infelizmente continua a haver desses "animais".

Mil lambidelas

Anónimo disse...

Os meus vão sempre comigo!!
Infelizmente aindas existe muita gente pequena em Portugal!!

Maria

Eunice Rosado disse...

Tenho que preparar uma campanha para este ano!! qq coisa para continuar a lutar!
Boa amigo!

Emely disse...

Neste altura do ano isso acontece sempre. Mas tb deveria haver mais lugares que aceitassem que nós os cães podessemos ir com os nossos donos.

Rute disse...

Infelizmente é verdade as férias trazem mais abandonos,


beijinhos

SCOTTY disse...

Nas férias quando não vou com os donos e este ano é complicado porque somos dois fico em casa da avó...que adoro...as férias já são marcadas em datas diferentes para que possamos sempre ter companhia. Quando há amor e boa vontade tudo se consegue.

Adoro-vos Cães disse...

Olá amigo! já soube que texto da prova de aferição do 6º ano foi tirado do teu blog! muitos parabéns =D

bjs

p.s- vai ao meu blog e vê um texto que lá tá no lado direito acho que vais gostar

Davis, o nosso shar pei disse...

Verdade, é um acto tão cruel...Bom fim de semana!