terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Equoterapia

A equoterapia é a utilização do cavalo como recurso terapêutico para o desenvolvimento biopsicosocial de pessoas portadoras de deficiência ou de necessidades especiais. Na equoterapia o cavalo é utilizado como um meio de se alcançar os objectivos terapêuticos. Ela exige a participação do corpo inteiro, de todos os músculos e de todas as articulações.

O cavalo é utilizado como recurso terapêutico, ou seja, como instrumento de trabalho. O movimento rítmico, preciso e tridimensional do cavalo, que ao caminhar se desloca para frente / trás, para os lados e para cima / baixo, pode ser comparado com a acção da pelve humana no andar, permitindo a todo o instante entradas sensoriais em forma de propriocepção profunda, estimulações vestibulares, olfactivas, visuais e auditivas.

A técnica tem como objectivo proporcionar ao portador de necessidades especiais o desenvolvimento das suas potencialidades, respeitando os seus limites e visando a sua integração na sociedade, proporcionando ao praticante benefícios físicos, psicológicos, educativos e sociais.

A equoterapia é baseada na prática de actividades equestres e técnicas de equitação, sendo um tratamento complementar na recuperação e reeducação motora e mental.

Na parte física, o praticante da equoterapia é levado a acompanhar os movimentos do cavalo, tendo que manter o equilíbrio e coordenação para movimentar simultaneamente tronco, braços, ombros, cabeça e o restante do corpo, dentro dos seus limites. O movimento tridimensional do cavalo provoca um deslocamento do centro gravitacional do paciente, desenvolvendo o equilíbrio, a normalização do tônus, controle postural, coordenação, redução de espasmos, respiração, e informações proprioceptivas, estimulando não apenas o funcionamento de ângulos articulares, como o de músculos e circulação sanguínea.

Durante toda a sessão as terapeutas também ajudam a estimular a autoconfiança, auto-estima, fala, linguagem, estimulação táctil, lateralidade, cor, organização e orientação espacial e temporal, memória, percepção visual e auditiva, direcção, analise e síntese, raciocínio, e vários outros aspectos.

Na esfera social, a equoterapia é capaz de diminuir a agressividade, tornar o paciente mais sociável, melhorar a sua auto-estima, diminuir antipatias, construir amizades e treinar padrões de comportamento como: ajudar e ser ajudado, encaixar as exigências do próprio indivíduo com as necessidades do grupo, aceitar as próprias limitações e as limitações dos outros.

A equoterapia é indicada no tratamento dos mais diversos tipos de comprometimentos motores, como paralisia cerebral, problemas neurológicos, ortopédicos, posturais; comprometimentos mentais, como a Síndrome de Down, comprometimentos sociais, tais como: distúrbios de comportamento, autismo, esquizofrenia, psicoses; comprometimentos emocionais, deficiência visual, deficiência auditiva, problemas escolares, tais como distúrbio de atenção, percepção, fala, linguagem, hiperactividade, e pessoas "saudáveis" que tenham problemas de posturas, insónia, stress.

Simplesmente fantástico tudo o que os animais podem fazer pelo Homem.


Sem comentários: